O paciente que tiver a prescrição médica indicando o uso do medicamento Dupilumabe, poderá conseguir acesso pelo plano de Saúde ou SUS.
A cobertura de Dupixent® (Dupilumabe) pelo plano de saúde é obrigatória em caso de indicação do médico responsável. Caso o paciente apresente o laudo médico e a recomendação de uso, a negativa de cobertura pela operadora é abusiva.
Assim, o beneficiário pode recorrer aos meios judiciais para ter acesso ao medicamento. Pelo fato da relação entre paciente e plano de saúde ser uma relação consumerista, práticas abusivas que violam os direitos do consumidor podem ser revistas na Justiça.
Para ter acesso ao medicamento Dupilumabe na justiça, o segurado deve solicitar a recusa por escrito (ou o número do protocolo em caso de ligação telefônica com a operadora). Além disso, o paciente deve ter em mãos o laudo feito pelo médico responsável.
É muito importante que o laudo médico indique e comprove, por meio de resultados de exames, a gravidade do caso do paciente. No relatório podem ser incluídas fotos das lesões, listagem dos tratamentos já utilizados, tempo de duração da doença, comprovantes de internação, etc.
O Dupixent® (Dupilumabe) é um medicamento que pode ser indicado para o tratamento de dermatite atópica grave e de asma, conforme previsto na bula, e via de regra, é prescrito quando não é possível conter a inflamação, lesão e coceira por meio dos tratamentos tópicos.
Já no caso da asma, o uso do medicamento costuma ser indicado em associação aos tratamentos já utilizados. Asma é uma doença que ataca as vias aéreas, obstruindo as vias respiratórias e dificultando a respiração do paciente.
O medicamento é administrado através de uma injeção subcutânea, que pode ser aplicada pelo profissional de saúde, por um cuidador devidamente treinado e até mesmo pelo paciente, com atenção para não ser aplicado em áreas sensíveis, machucadas ou que tenham hematomas ou cicatrizes.
O Dupixent® (Dupilumabe) é considerado um medicamento de alto custo devido ao preço elevado, e principalmente pelo fato dos pacientes precisarem desses medicamentos para tratamentos de uso continuo ou por longo período.
Atualmente, o medicamento é encontrado no mercado com preço em torno de R$ 10.000,00 (dez mil reais) por caixa (contendo 2 seringas). Por ser um medicamento de alto custo, a maioria dos beneficiários precisam recorrer ao plano de saúde, em caso de prescrição médica para o tratamento.
É possível entrar com pedido de liminar logo no início da ação para garantir que o tratamento com o medicamento Dupilumabe seja iniciado antes do julgamento da ação, sendo que os Tribunais de Justiça tem julgado favorável para os pacientes que necessitam.